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Market Share: Você é o número 1 do mercado?

25/06/2019

Market Share, antes de qualquer coisa, é a combinação das palavras “Market”, em português é mercado, e “share” pode ser traduzido como porção, fatia ou quota. Aqui no Brasil a expressão se refere a fatia do mercado ou percentual de participação de uma empresa no seu segmento.

Ou seja: o tamanho de uma empresa em relação à extensão do mercado em que atua.

 

Ao calcular o total de vendas pelo market share, podemos medir o volume (quantidade) e valor (receita).

E nem sempre quando um deles está no alto o outro também vai estar. Pode acontecer de sua empresa aumentar muito a receita geral (market share alto nesse quesito), no outro espectro vender menos volumes por causa do preço alto de seu produto (significando menos market share nesse quesito).

 

Como se trata da proporção do número de vendas ou do tamanho de uma empresa em relação ao mercado, essa métrica é medida em % porcentagem.

 

Market Share e o meu negócio, o que tem à ver?

 

Ter uma participação no mercado quer dizer que você está vendendo. Portanto, tem dinheiro entrando no bolso. Indo além, entender qual é a sua participação e todo o cenário no qual você está inserido é essencial para a estratégia da sua empresa e para a elaborar suas ações de marketing.

 

Além de ser a avaliação da preferência dos consumidores por um produto quando comparados a outros similares, com ele ainda dá para avaliar quais dos seus produtos estão performando melhor. Ou seja, você consegue entender o seu valor e o progresso do seu negócio.

 

Para saber o tamanho do seu negócio, você tem que avaliar alguns critérios:

 

Posição Geográfica:

Onde estão os clientes que você alcança? Definir isso te ajudará a limitar a sua área de comparação.

 

Público – Alvo

É fundamental saber para quem você vende e quem é a sua persona. Com essa informação fica mais fácil saber quais necessidades você está atendendo e seus concorrentes.

 

Produto e serviços

Qual produto ou serviço você vai usar como base para o cálculo?

 

Vamos a prática

 

Fórmula para volume de vendas

 

Se o seu objetivo é determinar a sua participação quando comparado à quantidade de vendas realizada no seu segmento, o que você precisa considerar é as suas vendas em um determinado período e dividir pelas vendas totais.

Vamos lá,  se você vende  4 mil unidades do seu produto e as vendas totais dão um total de 10 mil unidades vendidas, o seu market share será de 40%

Cálculo:

10.000 = 100%

4.000 = X

4.000 x 100 = 400.000 / 10.000 = 40%

 

Fórmula para número de clientes

 

Agora, se você quer saber a sua fatia de mercado relacionado ao número de clientes que você possui, a lógico é a mesma da fórmula anterior. Vamos lá,  se você atende 200 pacientes todo mês, sendo que 1000 pessoas procuram pelo seu serviço nesse mesmo período, o seu market share será de 20%.

 

Cálculo:

1000= 100%

200= X

200 x 100 = 20.000 / 1000= 20%

E por fim temos…

 

Market Share Relativo

 

Essa é uma métrica de marketing frequentemente usada para comparar a participação de uma empresa com outra empresa do mesmo segmento.

 

A fórmula para market share relativo é:

 

r? % de participação de mercado da sua marca /% de participação de mercado da marca competitiva no mercado

 

Parece um pouco complicado? Talvez seja um pouco. Você pode contar com especialistas em Marketing Digital para mensurar os dados, analisar e propor estratégias assertivas para o seu negócio.

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