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Marketing de Afiliados: Se combinar direito, todo mundo

25/06/2019

Marketing de afiliados é um tipo de marketing com o objetivo de fazer crescer os canais de comunicação da sua marca com o consumidor. Vamos começar com um exemplo:

 

Sabe quando aquele influenciador digital que você acompanha faz uma publicação citando alguma marca, indicando algum serviço ou testando produtos? Isso é marketing de afiliados.

 

Quando você clica em um link deixado na descrição ou comentarios e vai para uma página de compras de algum Marketing Place, o influenciador ganha uma porcentagem do valor da compra, caso ela se realize. Isso é marketing de afiliados.

 

A ideia é…

 

chegar até um público muito maior através de uma parceria entre empreendedores/empresas e pessoas que estejam dispostas a divulgar a sua marca em troca de uma comissão.

 

Amazon

 

Esse modelo foi criado em 1996 pela gigante das vendas digitais, Amazon Associates, e existe até hoje.

Sendo um dos principais responsáveis pela crescimento da Amazon no mercado, milhares de pessoas continuam a promover os seus produtos e recebem porcentagem pela venda.

 

O Marketing de afiliados é dividido em 4 peças principais:

 

Produtor ou anunciante: aquele que coloca o seu produto ou serviço para ser anunciado por afiliados;

Afiliado: a pessoa que faz a indicação de um produto ou serviço;

Programa de afiliados: uma rede ou plataforma que faz a ligação entre afiliado e produtor, gerenciando a comunicação, pagamentos e garantias acordadas entre os dois;

Cliente: quem está recebendo este conteúdo, aceita a ideia e se beneficia do produto ou serviço ofertado.

 

A estratégia de cada um

 

Vamos lá.

 

Produtor

 

Pode ser também o criador, o vendedor, a marca, o revendedor ou uma grande empresa. E tem como objetivo principal a venda do seu produto ou serviço e, para isso, precisa alcançar o maior número possível de potenciais clientes. Para aumentar a divulgação e impulsionar suas vendas, o produtor tem a opção de usar uma plataforma ou rede de afiliados.

 

Com isso, ele tem a possibilidade de aumentar sua cartela de vendas, a escala do seu negócio e ganhar mais dinheiro sem investir tanto em anúncios.

 

Afiliado

 

É a pessoa que divulga o produto ou serviço parceiro. O afiliado divulga a marca parceira e ganha uma comissão a partir do momento em que as pessoas compram o produto graças ao seu marketing.

Uma vantagem é que ele tem a capacidade de chegar a um público completamente diferente que não está no radar do produtor.

 

Outra estratégia adotada pelos afiliados é a criação de conteúdos de blogs, usando de estratégias do inbound marketing para conquistar leads e convertê-los em vendas.

 

 

Cliente

É ele quem faz todo o sistema de afiliados girar. Sem vendas a roda não gira, não existe o que compartilhar e muito menos comissão para receber. A resposta deles é que impacta toda a estratégia desenvolvida pelos afiliados. O perfil de consumidor é que vai definir o sistema de marketing de afiliados.

 

Rede

 

É a ponte entre o afiliado e o comerciante, desde o controle de pagamento até a entrega do produto, trazendo mais seriedade para o sistema como um todo.

 

A rede serve de base de dados de muitos produtos, dos quais o afiliado pode escolher qual ele quer promover.

 

Passo a passo:

 

1 – produtor lança um produto ou serviço;

2 – afiliado divulga o produto em seus canais;

3 – cliente clica e realiza a compra;

4 – o link da venda é rastreado;

5 – produtor recebe o dinheiro da venda;

6 – afiliado recebe comissão pela venda.

 

Gostou da informação, a You and Us é especialista em Marketing Digital para pequenas e medias empresas, entre em contato: https://www.youandus.com.br/contato/

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