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Matriz BCG: Acerte na tomada de decisões

25/06/2019

A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida na década de 70, por Bruce Henderson, que possibilita analisar graficamente os produtos de uma marca em relação a sua performance no mercado.

O nome BCG vem da empresa de consultoria onde Bruce trabalhava quando criou o conceito, a Boston Consulting Group.

Mais afinal o que é Matriz BCG?

 

 

Como mencionado anteriormente, a Matriz BCG é um método aplicado na base do portfólio dos produtos ou serviços da empresa, fazendo a análise do ciclo de vida de cada um, sua performance no mercado e o potencial de crescimento do mercado que faz parte.

 

Seu objetivo é auxiliar os gestores na toma de decisões importantes

 

Com o auxílio da ferramenta é possível identificar quais produtos tiveram bom desempenho e devem ser mantidos e quais precisam de muito esforço, mas não estão apresentando os resultados esperados.

 

Matriz | Time que está ganhando se mexe sim

 

Para grandes empresas é normal terem em seu portfólio alguns produtos que que não estão indo muito bem ou tem pouca taxa de crescimento e participação no mercado.  Mesmo em time que está ganhando, sempre existem peças a serem ajustadas, esse o segredo do sucesso a longo prazo.

 

Chegou a hora de colocar a mão na massa

 

Ferramentas administrativas podem assustar à primeira vista por serem bem complexas, esse não é o caso da Matriz BCG. Sabendo os conceitos necessários, a representação gráfica se torna bastante simples e intuitiva.

Imagine um plano cartesiano! O eixo vertical é a taxa de crescimento do mercado, já o eixo horizontal é a taxa de participação nesse mercado.  Ao olhar a imagem você vai notar que criamos 4 quadrados.

Ao analisar os dados de seus produtos ou serviços, você com certeza vai encaixar cada um deles de acordo com os critérios de cada quadrado.

 

Observe a imagem:

 

Matriz BCG: Acerte na tomada de decisões

Como eu classifico os quadrantes?

 

Para ajudar você a classificar cada produto, vamos explicar abaixo o que cada quadrante representa.

 

Ponto de interrogação

 

Os produtos que estão aqui são aqueles que ainda não geram muitos rendimentos, mesmo com  investimento em marketing e vendas. O exemplo são os produtos em fase de lançamento, que ainda não tem um histórico sólido e o público ainda não conhece direito

 

Estrela

 

O produto que brilha de verdade,  são as estrelas do seu portfólio e geram uma receita alta.

Ainda sim, é necessário um alto investimento para que eles cheguem as vendas e lucro desejado.

 

Vaca leiteira

 

São aqueles produtos que também dão muito lucro, mas diferente das “estrelas”, a receita vem de forma orgânica e gratuita, sem precisar de um incentivo alto nas vendas. Normalmente, são aqueles produtos com histórico positivo de mercado, que praticamente se vendem sozinhos.  Esse é o quadrado que todo mundo gosta.

 

Abacaxis

 

Quem já tentou descascar um abacaxi? difícil né. São os produtos com baixa performance nas vendas

Este é um momento de check para a vida do produto. Se para recuperar a força do produto é necessário um alto investimento, talvez seja melhor tirar o produto do portfólio.

 

Como criar sua Matriz BCG

 

Agora que você sabe o significado de cada quadrante da matriz e como funciona, chegou o momento de montar a sua Matriz BCG.

 

Passo a passo da Matriz

 

Estrela Conheça o seu portfólio

 

Antes de tudo, você precisa conhecer muito bem todos os seus produtos para ninguém ficar de fora da análise. Classifique eles de acordo com a ordem crescente de vendas.

 

Desenhe o gráfico

 

Vamos começar a desenhar a Matriz BCG, uma linha reta na horizontal cruzando com outra linha reta na vertical, formando ângulos de 90º. A linha vertical é a taxa de crescimento do mercado e, a linha horizontal, a performance do seu produto no mercado.

 

Estrela Classifique seus produtos

 

Pegue cada um dos seus produtos e análise a taxa de crescimento e participação de mercado. Exemplo prático, se a taxa de crescimento do mercado foi de 10% e, na participação, você notou que é líder e vende cerca de 60% a mais que o seu concorrente.

 

Aponte no no gráfico esses dois valores e desenhe no ponto de intersecção entre eles um círculo para representar cada produto. Você já está classificando cada produto em seu lugar!

 

Veja abaixo:

 

Ponto de interrogação: quadrante superior direito

Estrela: quadrante superior esquerdo

Vaca leiteira: quadrante inferior esquerdo

Abacaxi: quadrante inferior direito.

 

Estabeleça plano de ação

 

Conseguiu fazer tudo certinho até agora? Chegou a hora de pensar em estratégias para cada um

Os produtos ou serviços “vaca leiteira” podem e devem ser mantidos.

Já os produtos “abacaxis” precisam ser colocados em cima da mesa para decidir o seu destino.

Os produtos classificados como interrogação, geralmente, são produtos ainda no inicio da sua vida e demanda muito investimento. É necessário voltar a ele constantemente para indicar quando ele transitou na matriz. Ele pode vir a virar um abacaxi ou uma estrela.

As estrelas também precisam de atenção constante, se o produto vir se tornar o líder do mercado, estará entrando na fase da vaca leiteira, mas se a performance for ruim e os gastos altos, talvez ele esteja virando um abacaxi.

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